Seis casos confirmados de coronavírus; Comércio deve apresentar plano para abertura integral a partir de 1º de maio

Por Luiz Carlos Bordin e Ferreira Júnior

Foi divulgado na tarde desta quinta-feira (16/04) mais um caso de contaminação pelo novo coronavírus em São José dos Quatro Marcos. O resultado consta no novo boletim informativo divulgado pela secretaria municipal de Saúde. Assim, já é 06 o número de pessoas infectadas.

O novo caso trata-se de uma senhora de 63 anos de idade e encontra-se em isolamento domiciliar.

De acordo com o Boletim Informativo, 04 casos foram confirmados por exame PCR (Swab) e 02 casos confirmados através de exame imunológico (teste rápido).

Boas notícias

Continuam em dois os resultados de casos que deram negativos e foram descartados. Por outro lado permanece em 05 o número de pessoas em isolamento domiciliar nesta data. Também permanece zerado o número de casos suspeitos no município.

Funcionamento do Comércio

O Gabinete de Situação Municipal de Acompanhamento e Prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) do município realizou na quarta-feira (15), reunião com a participação da diretora do Escritório Regional de Saúde e o chefe da Vigilância Sanitária e Epidemiológica da região Sudoeste do Estado de Mato Grosso.

A reunião aconteceu em virtude dos casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo vírus no município. Conforme as deliberações, foi mantido o funcionamento do comércio no horário das 07:00 as 14:00 horas até o dia 30 de abril e, no período de 15 dias, cada comércio deverá solicitar a visita in loco da Vigilância Sanitária Municipal para comprovação do cumprimento das normas.

Ainda conforme as deliberações, a autorização para reabertura de horário integral do comércio será a partir do dia 1º de maio ao estabelecimento que cumprir as exigências contidas na Informação Técnica de número 01/2020.

Já as academias deverão apresentar no período de 15 a 30 de abril Plano de Contingência e Assepsia junto a Vigilância Sanitária para autorização de reabertura integral, inclusive noturna, a partir do dia 1º de maio.